O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) começou a valer em janeiro deste ano. Ao todo serão cinco fases de implementação, em que empregadores deverão comunicar ao governo federal, de maneira direta e unificada, a situação de seus trabalhadores. No entanto, mesmo com o programa já funcionando, algumas empresas ainda estão correndo atrás, a sua é uma delas?
Com o eSocial informações que dizem respeito a vínculos, contribuições, folha de pagamento, acidentes de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e FGTS devem ser encaminhadas ao poder executivo direto pelo sistema online (confira a relação completa de dados no final do texto). O que para as empresas é bom, uma vez que estando tudo no mesmo lugar é possível reduzir custos, processos e tempo. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que tudo esteja atualizado e seja informado corretamente.
Até agora apenas grandes empresas (com faturamento anual maior que R$ 78 milhões) tiveram a obrigatoriedade de enviar algumas informações, porém os demais prazos estão se aproximando e o não cumprimento das datas estará passível de multas, então é bom se apressar. Dá uma olhada no cronograma completo de implementação:
Informações que o empregador precisa passar por meio do eSocial:
- GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
- CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT
- RAIS – Relação Anual de Informações Sociais
- LRE – Livro de Registro de Empregados
- CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
- CD – Comunicação de Dispensa
- CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
- DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
- DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
- QHT – Quadro de Horário de Trabalho
- MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais
- Folha de pagamento
- GRF – Guia de Recolhimento do FGTS
- GPS – Guia da Previdência Social
Tem dúvidas sobre o eSocial? Fale com a equipe Albatroz, estamos à disposição para ajudar você e a sua empresa a informar tudo certo e ficar dentro da lei.