Ícone do site Albatroz Assessoria Contábil | Contabilidade em Bairro Jardim – SA

Reforma trabalhista: o que muda para as empresas

Reformatrabalhista Blog Albatrozcontabil - Albatroz Assessoria Contábil | Contabilidade em Bairro Jardim -  SA

Aprovada pelo senado em julho de 2017, a reforma trabalhista entrou em vigor em novembro do mesmo ano, no entanto, a discussão acerca das mudanças com as novas regras ainda existe. Na prática, o que mudou para empresas e funcionários, você sabe?

A reforma trabalhista foi implantada com o objetivo de proporcionar uma maior flexibilidade de contrato e ampliar o poder de negociação, trazendo mais segurança jurídica para empregadores e trabalhadores. Mas para isso, é preciso saber o que é correto ou não. Como existem diversos tópicos para serem abordados, vamos falar – a princípio – sobre como a reforma trabalhista passa a funcionar para as empresas.

O que pode ser negociado:
Com a reforma trabalhista, por meio de convenções e acordos coletivos – entre empregadores (ou sindicado patronal) e trabalhadores (ou sindicato) – podem ser negociados, entre outros itens, jornada de trabalho, parcelamento de férias, intervalos intrajornada e banco de horas.

O que não pode ser negociado:
Normas de segurança, FGTS, salário mínimo, licenças maternidade e paternidade, aposentadoria e 13º salário não podem entrar nas pautas de negociação.

 

Confira mais detalhes sobre 5 mudanças

 

 

 

 

 


 

Tem perguntas sobre a reforma trabalhista e como ela pode ser aplicada na sua empresa? Fale com a gente, nossa equipe está à disposição para esclarecer todas as dúvidas.

Classifique nosso post
Sair da versão mobile