No dia a dia de uma empresa alguns termos relacionados ao financeiro são facilmente confundidos, entenda de uma vez por todas o significado de cada um e como obter o valor correto.
Ao iniciar um empreendimento, ou gerir a administração de uma empresa, alguns termos e situações podem gerar dúvidas de início, e entendê-las é fundamental para a saúde financeira da sua empresa, e a maneira de atuar no dia a dia.
Entre esses termos com certeza um que ainda gera muitas dúvidas, é sobre a diferença entre salário, lucro e faturamento, porém esse entendimento é muito importante para que gestores saibam como lidar com o planejamento tributário, evitando débitos e cálculos incorretos que podem prejudicar o seu negócio.
O que é Salário?
O salário é o termo designado ao pagamento fixo destinado ao trabalhador devido a realização de suas atividades durante o mês, feito geralmente nos modelos quinzenal ou mensal.
Uma informação importante é que essa quantia, deve ser entregue apenas aos funcionários. Empresários e sócios possuem uma outra forma de pagamento pelo seu trabalho, chamada de pró-labore.
Pró-labore o pagamento dos sócios e empresários
Como dito anteriormente, os sócios possuem um salário próprio sendo pago mensalmente.
O pró-labore segue os mesmos modelos de um salário CLT, devendo cumprir com as principais contribuições do INSS destinadas a aposentadoria, e valores da previdência social.
Porém, o pró-labore não se encaixa na geração de benefícios como:
- 13º salário
- FGT
- Férias
Sendo caracterizado como um pagamento referente ao trabalho de empreendedores e sócios, pelas suas tarefas na empresa, levando em consideração o valor que seria pago a outro profissional que desempenharia a mesma função.
Afinal, o que é lucro?
O lucro é um valor fundamental para a manutenção e desenvolvimento da empresa, sendo referente ao montante arrecadado no mês pelo empreendimento, após serem descontados gastos, faturamento e outros valores, resultando em uma quantia final destacada como lucro bruto e líquido.
Custo Fixo x Custo Variável
A forma como é abordado o funcionamento do lucro em uma empresa é dividido em custo fixo e variável.
Considerando como custo fixo, todo valor representado como um gasto constante que a empresa tem todos os meses, são valores fundamentais para o seu funcionamento e manutenção, como:
- Salário dos colaboradores
- Contas fixas
- Aluguel
- Insumos
- Entre outros pontos
O custo variável é aquele valor que pode mudar constantemente de um mês para outro, sendo guiado principalmente pelo o que é produzido ou vendido durante todo o período, de forma que esse custo pode ser maior ou menor, de acordo com a demanda.
Para ficar mais fácil de entender temos um exemplo:
Uma pizzaria vende determinado número de pizzas por mês, da qual existe um custo com ingredientes e suas embalagens, em um mês que ela vendeu mais pizzas, o custo com as embalagens e reposição de ingredientes foi maior do que no mês que ela vendeu menos. Esse exemplo simples, é uma das inúmeras demonstrações de como os custos variáveis são aplicados em uma empresa.

Lucro Bruto
O lucro bruto é um valor definido a partir da identificação e cálculos dos custos variáveis, para isso, existe um cálculo fácil para ser feito.
Identifique o valor de faturamento da empresa e subtraia pelos custos variáveis do mês, dessa forma, o valor restante é o lucro bruto adquirido.
Lucro Líquido
O lucro líquido segue o mesmo formato de cálculos, sendo utilizado o faturamento do mês e subtraindo o valor da soma dos custos variáveis, fixos e impostos.
Com esse resultado é possível para o gestor e administrador identificar se o faturamento elevado é o mesmo que o lucro da empresa, por exemplo, adquirindo um melhor controle sobre as despesas e gastos, além de visualizar o real lucro da empresa naquele período desejado.
Como funciona o Faturamento?
Um dos termos e porque não um dos maiores objetivos da empresa é o faturamento, mas o que realmente ele significa?
O faturamento nada mais é do que a receita adquirida pela empresa através de resultados de vendas de seus produtos e serviços.
Para chegar ao faturamento é preciso entender que existe uma série de fatores envolvidos, como custos e despesas, e de forma alguma confundir o faturamento com o lucro da empresa, até mesmo porque caso a empresa não cumpra com suas obrigações tributárias como o pagamento de impostos ao governo, pode ter bloqueado judicialmente esse valor de receita adquirido.
O lucro só é obtido após todos esses valores serem deduzidos, e as despesas pagas, sejam elas fixas e variáveis.
Como está a contabilidade da sua empresa?
Você tem a segurança de que a contabilidade da sua empresa está sendo realmente bem cuidada? Fique atento, uma má gestão contábil pode acarretar em diversos prejuízos e despesas para o seu negócio.
Para isso, conte com a parceria da Albatroz Assessoria Contábil com experiência de mais de duas décadas em gestão e prestação de serviços especializados em contabilidade, a Albatroz possui uma equipe própria de profissionais e ferramentas que vão ajudar você a realizar a gestão financeira e auxiliar no crescimento da sua empresa.
Quer saber como podemos ajudar na contabilidade? Fale com a Albatroz Assessoria Contábil hoje mesmo, e veja como nossa equipe de profissionais pode auxiliar você.
